sábado, 5 de outubro de 2013

Mulheres de Peito - Contra o Câncer de Mama


Mulheres de Peito é um projeto muito lindo. Minha amiga e ex aluna Paula Galacini foi a diretora do documentário Mulheres de Peito onde ela aborda o câncer de mama de uma forma muito aberta, entrevistando mulheres que viveram esse drama e venceram o câncer com muita garra e coragem. Agora no mês de outubro o Shopping Boulevard Tatuapé está sendo sede para conscientização desse problema nas mulheres e o Projeto Mulheres de Peito está encabeçando esse evento.


Hoje eu tive o privilégio de estar presente em um bate papo informal com essas mulheres maravilhosas e lindas.
Cada uma das histórias é emocionante e a coragem e o aprendizado de cada uma delas toca o coração de quem as ouve.
Elas aprenderam que a vida vale a pena, que é necessário prestar mais atenção nelas mesmas e que o amor pode ajudar a vencer cada etapa e cada dificuldade encontrada.
Eu vou postar aqui as fotos do evento, mas não quero ficar só com isso... quero fazer outras postagens sobre o assunto, pois acho importantíssimo termos informação a respeito.

Sei que muita gente tem medo até de falar no assunto e não percebe que evitando, elas correm mais riscos.
Uma das Mulheres de Peito que estava lá, fez circular pela internet um depoimento dela que eu quero copiar aqui para que todos percebam o que pensa alguém que passou por isso e venceu os medos e os obstáculos com amor.
"Hoje eu acordei com uma incrível determinação - A de passar adiante a minha experiência com o câncer de mama e poder alertar o máximo de pessoas que eu puder. Espero que me ajudem, pois é muito importante, pois a minha cura dependeu da rapidez com que eu detectei o nódulo e fiz a cirurgia.
Eu nunca imaginei ter umja surpresa desta, pois nunca tive um caso de câncer na família. Podem imaginar o golpe duro que foi, mas... tomei uma sábia decisão: Ser vitoriosa e não uma vítima. Então prestem atenção às dicas:

  • O autoexame é fundamental. Alertem o máximo de mulheres que puderem. a Quantidade de mulheres com câncer de mama é incrível e a descoberta no começo é fundamental para a cura total.
  • Os homens também devem visitar o médico. O número de câncer de próstata também é mais comum do que se imagina.
  • No começo, o medo é inevitável. A postura positiva diante do desafio de enfrentar a doença é o que faz a diferença no tratamento e na busca da cura.
  • Não tenha medo de falar do problema. Quanto mais se fala, menor é a carga negativa e você estará alertando também outras pessoas. Se fomos escolhidos, é porque temos a capacidade de passar por tudo e ajudar outros, além de ter uma outra visão sobre a vida e olhar de forma diferente para nós mesmos; você vai descobrir quantas pessoas que passaram pela sua vida e fizeram a diferença, vai descobrir o quanto nós somos solidários e humanos.
  • Nunca perder a fé e agradecer mais do que pedir, acreditar que é capaz sempre, mesmo que tudo ao redor mostre o contrário.
  • Ser humilde e buscar o entendimento e nunca a revolta.
  • Buscar sempre elevar a autoestima, não é fácil, mas é preciso.
  • Não deixar nunca de se alimentar corretamente e com alegria. Acredite, você está se ajudando.
  • Busque o apoio e o carinho da família e dos amigos. Eles são importantíssimos.
  • Faça os tratamentos necessários com muita coragem e dignidade. Não tenha medo.
Eu tive um câncer de mama agora em abril, operei e graças a Deus não tive ramificações. Foi muito rápida a descoberta e pude obter uma resposta rápida para o meu tratamento.
Fiz 28 sessões de radioterapia (este tratamento é direcionado para a área onde o câncer atacou e é para evitar que o mesmo volte ao local). O tratamento não causa dor, apenas deixa a pele no local um pouco avermelhada e um pouco inchada. O médico me garantiu que aos poucos ela volta ao normal.
Agora estou fazendo a quimioterapia (este tratamento é direcionado a acabar com as células cancerígenas que ficam na corrente sanguínea e evita que elas se alojem em outro local), que é o grande medo de todos. Eu também tive. Quando me perguntaram na primeira sessão se eu era alérgica, eu disse para a médica: - Sim, sou alérgica a doença, então quero me livrar desta, ok? Então ela riu e me disse que eu já podia me considerar curada. Acreditei nela e também na minha mente. Decidi que não sentiria nada, nem vômito, nem dores e não me importaria se o cabelo caisse. Ele nasceria de novo e com mais força! 
Pois bem, estou para a terceira e até agora eu não sinto nada, faltam ainda mais 3 e sei que continuarei a reagir do mesmo jeito, pois esta é a minha postura diante do tratamento. Sei que muitas pessoas tem reações diferentes diante dos tratamentos, cada um é cada um, mas a escolha de como enfrentá-los é nossa e é isto que quero passar adiante. Se eu consegui, terá valido a pena. Contem sempre comigo e obrigada por todos que estiverem em pensamentos positivos comigo nesta minha caminhada de aprendizagem!
Se alguém desejar falar mais a respeito, podem me procurar, saberei ouvir e tentarei ajudar.
Acredito mesmo que nada em nossa vida é por acaso, tudo tem a função de nos transformar, nos alertar! Pense nisto!"
Patrícia Resende (noliseg@hotmail.com)  (11) 97120-7320 - São Paulo/2008


Essa é só uma das Mulheres de Peito Maravilhosas que eu tive o privilégio e a honra de conhecer hoje e não poderia deixar de oferecer aqui uma postagem a respeito.

Se vc tiver oportunidade de participar das palestras, não deixe de ir. Vale a pena infromar-se e prevenir-se.
Um grande beijo de muita luz no seu coração!


0 comentários:

Postar um comentário