sábado, 14 de setembro de 2013


Há muitos anos, eu tive um namorado muito especial, o Jaime, que infelizmente já morreu. Ele me ensinou muitas coisas enquanto estivemos juntos, ele foi um verdadeiro mestre para mim. 
Uma vez, estávamos conversando e ele me contou essa história que, para mim foi muito especial e que, hoje, eu quero compartilhar com você. 
A história se chama "A Janela":

Dois homens, ambos muito doentes, ocupavam o mesmo quarto em um hospital. Um quarto amplo e muito claro, de paredes brancas, vazio de decoração. 
Um deles, podia sentar-se em sua cama todas as tardes durante algumas horas, pois isso lhe ajudava a drenar o líquido dos pulmões. Sua cama ficava ao lado da única janela que havia no quarto. O outro homem tinha que ficar todo o tempo de barriga pra cima, não podia se sentar.
Os dois conversavam durante horas. Falavam de suas mulheres e famílias, de seus lares, seus trabalhos e de seu serviço militar até que, todas as tardes, quando o homem da cama ao lado da janela tinha a permissão de sentar-se e passava todo o tempo descrevendo ao seu companheiro de quarto todas as coisas que podia ver através da janela.
O homem da outra cama começou a desejar que chegassem essas horas que enchiam o seu mundo de luz e que retomavam vida com todas as atividades e cores do mundo exterior.
Os relatos do homem eram tão perfeitos que seu companheiro já não sentia falta de ter uma janela ao seu lado, lhe bastava com ouvir. Seus dias de sofrimento se transformavam, ao menos por algumas horas, em passeios por um parque com um precioso lago, com patos e cisnes brincando na água e crianças fazendo voar as suas pipas. Todas as tardes, podia ver os jovens apaixonados de mãos dadas entre as flores enquanto o arco iris tingia o céu com todas as suas cores. Grandes árvores enfeitavam a paisagem e se podia ver na distância uma bela vista da linha da cidade. Lhe bastava com fechar os olhos e imaginar a linda cena.
Uma tarde calorosa, o homem descobriu um desfile que estava passando. Mesmo que o outro homem não pudesse ouvir à banda, podia ver com os olhos da sua mente, exatamente como o descrevia o homem da janela com suas mágicas palavras.
Passaram dias e semanas.
Uma manhã, a enfermeira do dia entrou com a água para dar-lhes banho e encontrou o corpo sem vida do homem da janela, que havia morrido placidamente enquanto dormia.


Assim que considerou que era apropriado, o outro homem pediu para ser transferido para a outra cama, junto da janela. A enfermeira o transferiu encantada e, depois de ter certeza que estava confortável, saiu do quarto.
Lentamente e com dificuldade, o homem se levantou apoiado pelo cotovelo para lançar seu primeiro olhar ao mundo exterior; por fim teria a alegria de vê-lo por si mesmo.
Se esforçou para virar devagar e olhar pela janela... e encontrou uma parede branca.
Fazendo ainda mais esforço, se esticou para tentar ver além da parede branca, toda aquela formosura, os cisnes, a fonte, as crianças... mas só via uma enorme e fria parede branca.
O homem, então, desgostoso, perguntou à enfermeira por que haviam construído ali uma parede que impedia ver o parque. A enfermeira, sorrindo, lhe respondeu que a parede estava ali há anos. O homem lhe disse que isso não era verdade, pois seu companheiro, até o dia de sua morte, havia podido ver a linha onde acabava a enorme cidade.
A enfermeira, depois de alguns segundos de silêncio, sentenciou: 

- "Seu companheiro era cego, nunca soube que estava aqui a janela, talvez ele só quisesse animá-lo".

Essa mensagem nos ajuda a refletir sobre como estamos encarando as nossas dores, as nossas alegrias, os nossos problemas e as nossas dificuldades. Aqui podemos ver que duas pessoas em uma mesma situação reagem de forma completamente diferente diante das possibilidades que lhes são apresentadas. Com qual ótica você está vendo o seu mundo?
Se conseguimos perceber tudo de forma positiva, podemos visualizar em um muro, um filme colorido em terceira dimensão, trazendo alegria para o nosso coração e dando a possibilidade de também alegrar e colorir o mundo de quem está á nossa volta. Mas se, ao contrário, nos fechamos em nossos problemas e em nossas dores, podemos ver as belezas do Universo e nem sequer notar que elas estão ali, abundantes para nós, veremos a vida e o mundo em preto e branco.
Na maioria das vezes, nós não percebemos o quanto somos privilegiados. 

"HOJE é um presente do Universo, por isso se chama PRESENTE".

Um grande beijo de muita luz no seu coração!!! 

4 comentários:

  1. Vc já me contou essa estória, mas ela me comove sempre!!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito linda, né Neide??? Eu também fico muito comovida com ela...
      Gratidão pelo comentário e um grande beijo, linda!!!! <3

      Excluir
  2. Cristal, realmente essa história é muito profunda no seu ensinamento. Muitos de nós que ainda alimentam a dor e o sofrimento precisamos reconhecer que a alegria é o antídoto sempre. E que a escolha é sempre nossa e tudo está em nossa mente, nossa vontade e livre arbítrio. Parabéns pelo blog, que está lindíssimo!!

    beijo grande

    ResponderExcluir