terça-feira, 23 de julho de 2013

Como posso liberar o Medo?


Os frutos do medo provém de múltiplas e variadas fontes:Nossa história, nossa cultura, nossa biologia e a maneira de narrar a nossa história... mas muito além da origem, é importante saber que estes frutos não são imutáveis. A ideia é observar nossas tendências e saber que podemos descartar o que já não nos serve e substitui-lo por algo novo e bom para nossa vida. Quanto maior o nível de consciência, maior é a nossa capacidade de escolher.
E aí? Em qual paradigma você quer passar a maior parte da sua vida?
O medo é uma das emoções básicas que desencadeia um mecanismo de sobrevivência para que possamos responder à situações adversas rapidamente. Quando sentimos medo imediatamente são produzidas mudanças fisiológicas. Todos os circuitos neuronais que não são essenciais para a nossa sobrevivência são fechados, a parte pensante do cérebro reduz a sua atividade e começam a funcionar as respostas automáticas que não dependem da nossa vontade, as nossas pupilas se dilatam para que possamos ver mais, o sangue flui com mais rapidez para os músculos grandes para que possamos fugir ou lutar, o coração se acelera e bombeia sangue a toda velocidade para levar os hormônios às células, especialmente a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol que são os hormônios do estres.
Este mecanismo é importante para os momentos em que estamos diante de um perigo real. O problema é, que muitas vezes, os nossos medos são imaginários e estão associados a lembranças emocionais traumáticas. Mas mesmo sendo medos imaginários, o corpo produz a mesma descarga hormonal que com o tempo pode destruir a nossa saúde. O excesso de cortisol reduz o nosso imunológico e pode inclusive afetar a nossa memória. o excesso de adrenalina pode nos deixar toda uma noite acordados porque elas demoram muito para serem reabsorvidas. Essas descargas podem ser produzidas simplesmente por preocupações relacionadas com o nosso futuro. 
Como podemos nos aproximar daquilo que queremos em lugar de ficar utilizando o nosso valioso tempo capturados naquilo que temos medo?


Muitas vezes confundimos aquilo que somos com o que fazemos ou temos. Nós somos muito maiores do que as coisas que possuímos ou as conquistas que alcançamos. Na medida que conseguimos nos libertar das identificações que nos limitam, nos damos permissão para responder a cada momento da existência. Nós só conseguimos caminhar, nos mover espiritualmente, na medida que nós conseguimos soltar esse apego ao que pensamos que somos. Ao soltar, transcendemos nosso ego, descobrimos nosso ser... e nos libertamos quando deixamos de acreditar que o mundo, as circunstâncias, as pessoas dependem de nós. Podemos nos libertar quando tomamos consciência que diante de tudo o que nos acontece, nós temos a oportunidade de escolher o que pensar e o que sentir...nesse momento o medo começa a perder força.
Os rins armazenam todos os medos, fobias e traumas. 

Praticar este exercício diariamente durante duas semanas ajudará a eliminar muitas destas emoções acumuladas durante sua vida, que muitas vezes tendem a ocorrer no corpo com a dor, problemas sexuais, dores ósseas e orelha, queda de cabelo, ir ao banheiro muitas vezes, timidez, insegurança, etc.



-Sente-se com as pernas juntas como mostrado na figura, ligeiramente para a frente e os dedos das mãos ao redor dos joelhos de bloqueio.


-Preste atenção aos seus rins e aos ouvidos que são a potência de saída dos rins
-Respire suave e profundamente tendo em mente algum medo, fobia, trauma que aconteceu em sua vida em qualquer idade; em seguida, expire pelos lábios emitindo um som CHUUUOOOO, jogando fora o medo com a exalação.
Faça isso sete vezes... a partir da quarta vez, coloque as palmas das suas mãos em seus rins (tocando a pele); Você vai sentir a energia fria da emoção que é expelir.
A melhor maneira de testar a eficácia do exercício é após duas semanas de prática, quando você se lembra da situação existencial negativa e não produz qualquer medo.
Em casos de trauma ou medo forte, pratique duas a três vezes por dia. Este é um ótimo exercício antigo do Chi kung que transcende todo conceito psicológico moderno.


A necessidade de aprovação,
A necessidade de controlar coisas e
A necessidade de poder extremo
São necessidades que estão baseadas no medo.


Entre em contato comigo no email falecomcristal@gmail.com e marque um horário para conversarmos!

Um grande beijo de luz no coração!




Image and video hosting by TinyPic

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo! As emoções do medo e da ansiedade generalizada são muito semelhantes, e sempre aconselho meus clientes de terapia a trabalharem isso racionalizando e tentando entender o porquê dessas emoções. Autoconhecimento é sempre fundamental. Às vezes estamos presos à emoções geradas em episódios da vida que já não fazem mais nenhum sentido!
    Com certeza esses exercícios são muito úteis e vou agregá-los à terapia holística com meus clientes.
    Parabéns!
    __/\__

    ResponderExcluir
  2. Realmente o medo nos paralisa. Às vezes percebo o quanto é nocivo para o corpp esse sentimento. Gostei muito da prática da respiração que vc ensinou Cristal!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir