sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Parábola da Lagoa



Era uma vez uma lagoa que secou sem nenhuma razão aparente. Era uma lagoa muito lindo do parque e todos estavam muito orgulhosos dela. Ao seu redor havia grandes pedras e muitas flores. Os gansos e patos criavam seus patinhos enquanto compartilhavam o lugar com uma quantidade de pássaros e peixes coloridos.
Os pais levavam suas crianças à lagoa e permaneciam ali por horas, desfrutando dos perfumes, dos sons e da paisagem. Ninguém sabe realmente o que aconteceu, mas em poucos meses, as águas se tornaram escuras e pestilentas; e gradualmente já não havia mais vida na lagoa. Todos os peixes morreram e os pássaros foram embora, provavelmente procurando um ambiente mais saudável. As autoridades encarregadas do parque estavam muito confusas, sem saber o que fazer e decidiram pedir ajuda aos especialistas.
Logo depois de estudar a situação a fundo, o primeiro especialista disse:
"se conseguíssemos trazer água fresca do manancial próximo, em poucos meses teremos as águas renovadas e a vida começará a voltar para a lagoa".
O outro especialista pensou um momento e coçando a cabeça disse:
" não acredito que isso resolva a situação. Não sabemos a causa do problema. Pode haver contaminação proveniente de diferentes fontes: águas sujas, químicos, vai saber. O que matou a vida na lagoa vai voltar se não detivermos a causa. Sugiro investigar a composição da água para encontrar a causa da poluição. Depois disso podemos precisar desocupar a lagoa, solucionar a origem da toxidade e só depois voltar a enchê-la com água limpa e fresca. Pode ser mais trabalho e tomará mais tempo mas resolverá o problema de uma vez por todas. Esse é o meu conselho.
http://www.lamemoriacelular.com

Esta é a história. E você? Qual conselho seguirá?

Sempre que faço esta pergunta, as pessoas sempre escolhem a segunda opção. Eu também estou de acordo com elas. Mesmo que possa parecer mais trabalhosa no começo, a longo prazo será muito mais proveitosa.
Echart Tolle, o autor do livro " O Poder do Agora" chama esse fenômeno de corpo de dor. É a toxidade acumulada dentro de nós e quando nós a limpamos, nos sentimos muito melhor. No entanto isto não é suficiente se nós queremos uma lagoa saudável todo o tempo. Em primeiro lugar devemos também soltar os padrões de pensamento associados com as crenças que deram origem à dor. Esses padrões são a fonte da contaminação que matou por completo a vida da lagoa na história.
Liberar-se dos bloqueios emocionais sem mudar as crenças que criam a dor, é como drenar as águas tóxicas de uma lado da lagoa enquanto que em outro lado mais água tóxica continua chegando a ela. Isto pode ser um trabalho de nunca acabar para algumas pessoas.
Aquilo que acreditamos e aquilo do que estamos convencidos, gera sentimentos dentro de nós e esses sentimentos disparam nossas reações inconscientes que se  transformam em hábitos e comportamentos para o resto da vida. Existem crenças tóxicas inexploradas que são a fonte principal da contaminação que sem perceber mata a vida dentro de nós e cria os bloqueios energéticos que dão forma ao corpo de dor.

Uma das crenças que a maioria de nós, adultos civilizados, tem que lidar hoje em dia, por exemplo é "Não Mereço".
Você que está lendo conhece alguém que tenha essa crença?

Muitos de nós temos durante quase toda a nossa vida e nem percebemos. É um pensamento tóxico que, na medida que mais acreditamos, mais nos sentimos tristes, assustados, sozinhos ou frustrados. Como resultado, temos um comportamento de auto exclusão e timidez que nos domina. Em outras pessoas o mesmo pensamentos pode criar ressentimento e uma incontrolável necessidade de "provar-me a mim mesmo", comportando-se de maneira irritante ou mandona. Podemos ver esta versão em gente que está a cargo de outros, como pais, professores, gerentes ou governantes. Você conhece alguém assim? Com certeza sim. Eu conheço vários.
A repetição de sentimentos negativos e de comportamentos incômodos afetam nosso campo eletromagnético com capas de carga emocional negativa. O acúmulo desta carga é a fonte criadora das contrações do corpo de dor.
Ao mesmo tempo, este corpo de dor estimula nossas mentes e o diálogo interno dispara. É uma voz que nos diz como é a vida e o que nós deveríamos  fazer baseados nas experiências passadas.
Devido a que o corpo de dor tem seu próprio modo de perceber a vida, distorce o que vemos e já não vemos mais o que realmente acontece.
A gente vê através das lentes de dor acumulado dentro de nós! Isso parece com algo conhecido?
Vom, chega de teoria por agora e vamos ver se praticamos algo disso tudo.

Lembre-se: a CONSCIÊNCIA é o primeiro passo para uma mudança real. Sem consciência todas as mudanças acontecem simplesmente na imaginação.


Exercício - Voltando a ser consciente dos padrões que criam sofrimento em nossa vida.


Encontre um  momento para você mesmo e respire profundamente duas ou três vezes. 
Na hora de exalar, exale com um som.
Agora examine, uma a uma, as áreas mais importantes da sua vida.
Não tenha pressa. Tom e o tempo necessário. 
Escolha a que te causa mais incômodo ou dor neste momento:

- Suas relações familiares
- Suas relações íntimas
- Suas finanças
- Sua saúde
- Suas amizades
- Sua carreira e profissão
- Seu propósito de vida
- Sua espiritualidade

Qual hábito indesejável ou padrão de comportamento você percebe que é o mais importante nessa área? Escolha um único, por favor. 
Pense de que maneira este padrão afeta a sua vida.
Como isso afeta a sua vida e a vida daqueles que você mais ama?
Como você se sente quando pensa sobre isso?
Onde você sente isso no seu corpo? Como você sente?

Ao fazer esse exercício, você está simplesmente coletando informação para aumentar a sua consciência. 
Escreva em um caderno o que chega a você. Não julgue o que você escreve. Simplesmente deixe sair como se estivesse fazendo espaço livre dentro de você. 

Tornar-se consciente dos padrões tóxicos é o PRIMEIRO PASSO para que qualquer mudança possa acontecer. Sem perceber esses padrões tóxicos, não há possibilidades de mudança alguma.
Eu volto em outra postagem  aprofundando com o padrão que você escolheu, ok?
Espero que você tenha gostado.

Se você quiser conversar comigo pelo skype e agilizar o seu processo de mudança interna para se sentir mais feliz, escreva para mim no email falecomcristal@gmail.com

Um grande beijo de luz no seu coração!


3 comentários:

  1. Olá Cristal!!
    Amei seu artigo, faz refletir e para completar vem uma reflexão em uma área de nossa vida. Muito bom mesmo, achei muito interessante.
    É uma postagem bem completa e ainda por cima auxilia em nosso reequilibrio.
    Parabéns pelas palavras sábias e muito obrigada por nos presentear com esse artigo maravilhoso!!
    Super beijo de Luz em seu Coração!!

    ResponderExcluir
  2. Cristal
    Esse texto é formidável; o assunto muito real e acontece conosco sem percebermos. Atendi uma pessoa que havia sofrido uma fase de desemprego que a deixou infeliz, sofrendo e acreditando não merecedora de nada. Pois bem, passado alguns anos, a sua situação já estava normalizada, porém ela continuava com o mesmo sentimento doloroso da época sofrida, sem recursos, sem alimento. A vida presenta já era outra, mas ela continuava no passado, presa a uma crença tóxica, que a incomodava muito. Felizmente fizemos um trabalho terapêutico e ela consegui se livrar disso.
    abraço caloroso!
    Ieda Perez

    ResponderExcluir
  3. Cristal...o texto nos faz refletir sobre como devemos conduzir os nossos pensamentos. Todas as informações do meio ambiente exterior são captadas e armazenadas em nosso subconsciente, por isso, devemos sempre buscar através de orações, meditações e novos padrões de pensamentos eliminarmos os miasmas negativos que nos impossibilita de atrairmos coisas boas para nossas vidas. Além disso, aprender a filtrar as informações negativas dos outros sobre nós mesmos é outra forma de nos livrarmos do nosso olho interior da negação. Os sentimos negativos como inveja, ciúmes, maledicência, orgulho, cólera, ira etc, devem ser controlados para evitar a contaminação da nossa aura. Não dar importância a opinião dos outros é evitarmos que estas pessoas arranquem as flores do nosso belo jardim...chamado vida...excelente domingo!!!
    Rosi Arruda

    ResponderExcluir