domingo, 12 de agosto de 2012

Críticas


Muitas vezes as pessoas acreditam que criticando uma pessoa, uma atitude, um pensamento que não está de acordo com os seus valores, ela está ajudando. Com certeza existem as críticas construtivas que auxiliam no progresso, no crescimento, no amadurecimento da outra pessoa. Mas infelizmente, o que mais existe é a crítica destrutiva, aquela que alguém diminui o outro, ridiculariza o outro, condena o outro. 

Vc já sentiu alguma vez a tentação de criticar alguém? Talvez vc já tenha sentido essa tentação muitas vezes, não é verdade? Pois é... isso pode influenciar a nossa vida e de uma forma muito negativa.

A crítica fere o orgulho das pessoas. Se você ataca alguém, faz um comentário infeliz, humilha sua forma de pensar, ser ou agir, ridiculariza o outro, com certeza você acabou de conquistar o ressentimento e a mágoa naquela pessoa, afastando pouco a pouco pessoas que, talvez, vc ame: familiares, amigos, funcionários ou simples conhecidos.

Dale Carnegie, no seu livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" conta uma história que cabe bem aqui como exemplo do que eu estou dizendo:

Bob Hoover, um famoso piloto de provas e ator em espetáculos de aviação, certa vez voltava  para sua casa em Los Angeles depois de um desses espetáculos que havia feito em San Diego. Ocorreu um acidente a 100m de altura no qual os dois motores do avião se apagaram de repente. Como ele tinha uma habilidade fantástica, Hoover conseguiu aterrizar sem que nenhum de seus ocupantes ficasse ferido, mas o avião ficou muito danificado.
A primeira coisa que Hoovera fez depois da aterrizagem de emergência, foi inspecionar o tanque de combustível. Como ele suspeitava, o avião a hélice, uma relíquia da Segunda Guerra Mundial, havia sido carregado com o combustível errado.
Quando voltou ao aeroporto, Hoover pediu que queria ver o mecânico que tinha enchido o tanque do avião. O mecânico estava aterrorizado pelo seu erro e chorava ao ver que Hoover se aproximava. Seu erro havia provocado a perda de um avião muito caro e poderia ter causado a morte de três pessoas.
É fácil imaginar a raiva de Hoover. Também é possivel imaginar a tempestade verbar que podia provocar tal descuido nesse preciso e soberbo piloto. Mas Hoover teve uma reação diferente da imaginada. Ele colocou seu braço sobre os hombros do mecânico e lhe disse:
- Para te demonstrar que eu tenho certeza que você nunca mais vai cometer o mesmo erro, eu quero que você amanhã se encarregue do meu F-51.

Nem é necessário dizer que aquele jovem se transformou na pessoa que cuidaria com mais carinho e interesse os aviões de Hoover. 
Antes de criticar, pense que você tem duas opções: Destruir ou Construir. Só depende de você.

Um grande homem demonstra a sua grandeza pela forma como trata as pessoas.

3 comentários:

  1. poxa ..acordei de madrugada e observei q deixei o leptop ligado..e ao vasculhar as novidades pl facebook descubro o seu blog...e lamentavelmente eu estou enquadrado na sua advertência...eu vivo com uma taurina que odeia receber ordens...e eu aprendi a obedecer ordens
    ex: 2 pessoas q vivem juntas a meu ver se não obedecerem rigorosamente seus deveres diários sofrem e fazem alguém sofrer com alguns danos..a ordem é filha da disciplina...tomar banho,desligar a televisão nas horas da alimentação para se meditar no ato sagrado e conversar...os médicos dizem q comer uma feijoada a noite e mortal pra um idoso...se a lareira sta acesa e vc abre a porta no meio da noite fria vc pega pneumonia...levantar a noite so com meias num piso escorregadio e fatal...então isso é so o inicio de centenas de obstáculos que vc diz não ou se ferra...bem eu sagitariano sou muito chato com os cuidados das crianças ,dos idosos e até do vizinho ..pois gosto de ajudar e sou alijado frequentemente ao tentar colaborar...é mas essa noite eu fui duro com alguém q eu amo..e estou arrependido ja pedi perdão mas estou confuso e triste..
    um abraço Cristal!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Cristal!!

    Que artigo maravilhoso! Na verdade reportou-me para o tempo em que eu fazia muitas tempestades verbais. Recordo-me que um "erro" dos outros era motivo de vários dias de "tempestades". Ainda bem que o tempo passou e eu aprendi que o erro não existe, aprendi que o erro é aprendizado e que orientar com amor é a melhor forma de ensinar alguem.

    Cristal, muito obrigada por nos deixar uma mensagem tão linda!! Amei!!
    Grande beijoo!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse epísódio só reforça a nossa conversa de ontem. Precisamos realmente deixar de lado a arrogância, a mania de controlar e achar que é dono da verdade. Ótimo exemplo!!! Bjs

    ResponderExcluir