sábado, 28 de abril de 2012

Shangri-lá


Quando eu tinha 12 anos de idade eu fui ao cinema ver um filme que se chamava "Horizonte Perdido" e esse filme marcou muito a minha vida. Nunca me esqueci de nenhuma cena desse filme, saí do cinema completamente comovida e emocionada... e eu só tinha 12 anos. Eu ainda não sei explicar isso muito bem, mas desde essa idade eu leio filosofia, me interesso por psicologia, amo o ser humano e adoro tentar entendê-lo em toda sua complexidade, que para mim é fascinante. Busquei diferentes religiões porque sempre senti, dentro de mim, uma necessidade muito grande de me conectar com o divino, mesmo sem saber o que esse divino significava exatamente. Infelizmente a vida foi me levando por muitos caminhos, me distanciando dessa voz, que estava dentro de mim, gritando por atenção... algumas vezes eu voltava, mas como não entendia muito bem o que acontecia, acabava me deixando levar outra vez pelas coisas do dia a dia e me distanciava outra vez. Várias vezes na minha vida eu me lembrava do filme e tinha Shangri-lá como uma meta ilusória para eu atingir. Estudei muitas coisas e inconscientemente busquei Shangri-lá no meu trabalho, nas minhas relações amorosas, nas minhas relações familiares, nas relações com os amigos, no meu lazer e diversão... mas não encontrava... eu tinha momentos nos quais eu achava que tinha encontrado e... de repente... não se parecia em nada à minha Shangri-lá. 
Esta semana, eu estive doente. Do nada eu tive uma dor de garganta muito forte que me deixou de cama 3 dias. Eu tive febre alta e uma dor no corpo que não me deixava ficar em pé, não tinha forças para me levantar da cama. Então eu tive tempo, durante esses 3 dias, para pensar muito... conversei com uma pessoa muito especial, a Ieda Perez, e junto com ela eu encontrei algo muito importante para mim. Hoje, sem mais nem menos, eu encontrei no youtube o filme que me marcou na infância e quis vê-lo de novo... depois de tantos anos.
Eu quero compartilhar com vc esse filme. Não sei se vc vai gostar tanto quanto eu, pois é um filme muito antigo e cada um tem seu tempo de descobrir as coisas na vida. Acho que para entender o que eu entendi nesse filme, as pessoas tem que estar no seu momento propício de busca da sua verdade, da sua paz, da sua Shangri-lá. Eu encontrei a minha Shangri-lá. Hoje eu sei onde ela está... e não é em nenhuma relação nem de amigos, nem de família, nem de amor, nem de trabalho, nem de nada disso... a minha Shangri-lá está dentro de mim... e eu quero muito compartilhar com vc a minha alegria de, depois de 38 anos buscando, haver encontrado o que eu tanto busquei sem saber como encontrar.
Deixo aqui o filme, caso vc queira ver o que me moveu na infância a empreender uma busca, mesmo inconsciente, de mim mesma.
Amo vcs!
Beijo de luz no coração!

12 comentários:

  1. Vou assistir com certeza!! Que emoção vc deve ter sentido ao encontrar este filme!! Beijos em seu coração! Adoro vc!!

    ResponderExcluir
  2. Vc nem imagina Kellen... hoje foi um dia muito especial para mim... aqui pensando nas minhas coisas, tentando me recuperar do meu mal estar de dias e de repente encontro esse filme... Ele me fez descobrir coisas muito lindas a meu respeito e quis compartilhar com todos vcs que eu amor tanto... Acho que vc vai gostar do filme, Kellen.
    Um grande beijo no seu coração, linda :)

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou fã desse filme e como não poderia deixar de ser da linda trilha sonora e cheguei a comprar o LP. Eu assisti ao filme no cinema e depois o revi pelo Youtube. Tenho também a versão original de 1937 dirigida por um de meus diretores prediletos, Frank Capra!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. É muito lindo mesmo, né Neidinha??? Eu emociono só de pensar... é um dos filmes que marcou a minha vida... Obrigada pelo comentário... e um beijo enorme no coração!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da forma como vc escreve: sempre em forma de uma narrativa da sua vida. É agradável de ler e passa credibilidade. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Sergio Naguel. Espero que vc tenha gostado do filme.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Querida Cristal
    Fico feliz por participar desse momento importante em sua vida e principalmente em colaborar nesse despertamento para que possa CONSTRUIR SEU CAMINHO com plenitude.
    Apesar de estar me sentindo lisonjeada, reconheço que não fiz nada além do que meu coração me indicou, apenas conversei com você, que é alguém já com o "pé na estrada", em busca desse caminho; cheguei nessa fase de mudança e dei minha quota de amor, coisa que qualquer pessoa que tem amor teria feito.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  8. Que lindo depoimento Cristal, fiquei curiosa pra ver esse filme! bjos

    ResponderExcluir
  9. Ieda querida,
    Vc me ajudou muito com o seu carinho e as conversas no outro dia. Além disso eu adoro vc.
    Obrigada por tudo, linda.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  10. Leandra fico muito feliz que vc tenha gostado. Não perca de ver o filme, pois é um filme que vale muito a penaver pelo conteúdo e pelas músicas maravilhosas!!!!
    Beijos no coração Leandra.

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti esse filme na minha adolescência e nunca me esqueci, assim como você. Não por acaso me formei em Psicologia, e mais tarde em Filosofia. Hoje leciono Filosofia para os jovens do Ensino Médio e constato neles a carência dos sonhos que motivam a gente a buscar um lugar melhor a começar dentro de nós mesmos. Hoje sozinha em casa resolvi ver se alguém tinha disponibilizado e vou assistir. Obrigada.

    Cecília-SP

    ResponderExcluir
  12. Mª Cecília, fico muito feliz de ter te ajudado a encontrar esse filme depois de tanto tempo. Para mim foi uma benção vê-lo de novo. Espero que vc, assim como eu, tenha uma nova visão dos ensinamentos do filme. Na minha adolescência ele significava uma coisa e agora, depois de tantos estudos e aprendizados da própria vida, vejo esses ensinamentos com outros olhos e com outra emoção. Este filme é realmente muito importante para mim. E espero que seja para vc também. Bem vinda ao meu blog. Um grande e doce beijo de muita luz no seu coração! <3

    ResponderExcluir