segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O que te impede ser feliz? O que ou quem te faz sofrer?


Ontem nós fizemos o segundo Chá Comigo do ano de 2014 e foi muito interessante. Conversamos sobre muitas coisas e entre elas o que ou quem nos faz sofrer e nos impede ser felizes. 
Baseada no que conversamos ontem, decidi colocar aqui no meu blog esse texto que me pareceu que tem tudo a ver com o assunto do Chá.

Este é um ensaio de Viktor Frankl. Neurologista, psiquiatra, sobrevivente do holocausto e fundador da disciplina que hoje é conhecida como Logoterapia (a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido").

Não é Você, sou Eu...
Quem te faz sofrer? Que te espedaça o coração? Quem te machuca? Quem te rouba a felicidade ou te tira a tranquilidade? Quem controla a sua vida?
Seus pais?  Seu namorado ou namorada? Seu marido ou sua esposa? Um antigo amor? Sua sogra? Seu chefe?

Você poderia armar uma lista enorme de suspeitos ou culpados. Provavelmente seja o mais fácil. De fato é só questão de pensar um pouco e ir nomeando a todas aquelas pessoas qeu nã ote deram o que você merece, te trataram mal ou simplesmente se foram da sua vida, te deixando uma profunda dor qeu até hoje você não entende.
Mas quer saber? Você não precisa procurar nomes. A resposta é mais simples do que parece: ninguém te fez sofrer, ninguém te espedaça o coração, ninguém te faz mal ou te tira a paz. Ninguém tem essa capacidade a menos que você permita isso, que você lhe abra a porta e lhe entregue o controle de sua vida.

Chegar a pensar com esse nível de consciência pode ser uma grande meta, mas não é tão complicado como parece. Fica muito mais simples quando compreendemos que o que está em jogo é a nossa própria felicidade. E definitivamente o pior lugar para colocá-la é na mente do outro, nos pensamentos do outro, comentários e decisões do outro.
A cada dia eu estou mais convencido de que o homem sofre não pelo que lhe acontece, mas sim pelo que ele interpreta do que lhe acontece. Muitas vezes sofremos por tentar dar respostas a perguntas qeu ficam martelando a nossa cabeça como: por que não me chamou? por que não me disse o que eu queria escutar? por que fez o que mais me incomoda? por que ficou me olhando feio? e muitas outras qeu por razões de espaço não vou comentar.
Não se sofre pela ação da outra pessoa, mas sim pelo que sentimos, pensamos e interpretamos do que fez, por consequência direta de termos dado o controle a alguém alheio a nós.

Se você quiser ver de uma forma mais gráfica, é como se estivéssemos fazendo vudu a nós mesmo voluntariamente, fincando as agulhas em nós mesmos cada vez que um terceiro faz ou deixa de fazer algo que nos incomoda. O mais curioso e injusto do assunto é que a grande maioria das pessoas qeu nos "machucam" continuam suas vidas como se nada tivesse acontecido; algumas inclusive chegam a ficar sabendo de todo o teatro que você está vivendo na sua mente.
Um claro exemplo da enorme dependência que podemos chegar a ter com outra pessoa é quando há alguns anos alguém me disse:
-"Preciso que Enrique me diga que me ama mesmo que eu saiba que é mentira. Só quero escutar de sua boca e que me visite de vez em quando, mesmo eu sabendo que ele tem outra família; eu te prometo que, com isso, eu posso ser feliz e me conformo, mas se ele não o faz... sinto que eu morro".

Woww! Eu fiquei de boca aberta. Essa será realmente a autêntica felicidade? Não será um martírio constante que alguém passe o tempo todo dizendo nosso estado de ânimo e bem estar? Querer obrigar a outra pessoa a sentir o que ela não sente... não será um calvário voluntário para nós mesmos?
Não podemos passar a nossa vida cedendo o poder a alguém mias, porque terminamos dependendo das escolhas dos outros, convertidos em marionetes de seus pensamentos e ações.
As frases que normalmente se dizem os apaixonados como: "meu amor, você me faz feliz". "Sem você eu morro". "Não posso passar a vida sem você", são completamente irreais e falsas. Não porque esteja contra o amor, ao contrário. Me considero uma pessoa bastante apaixonada e romântica, mas realmente nenhuma outra pessoa (até onde eu tenho entendido) tem a capacidade de entrar em minha mente, modificar meus processos bioquímicos e me fazer feliz ou fazer que meu coração deixe de bater.

Definitivamente ninguém pode decidir por nós. Ninguém pode obrigar-nos a sentir ou a fazer algo que não queremos. Temos que viver em liberdade. Não podemos estar onde não precisem de nós ou onde não querem nossa companhia. Não podemos entregar o controle de nossa existência apra que outros escrevam a nossa história. Tal vez tampouco possamos controlar o que acontece, mas sim decidir como reagir e interpretar aquilo que nos acontece.
A próxima vez que você pensar que alguém te machuca, te faz sofrer ou controla a sua vida, lembre-se: Não é ele, não é ela... É VOCÊ quem está permitindo e está em suas mãos voltar a recuperar o controle.

"Pode-se tirar tudo do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas. A escolha da atitude pessoal que deve adotar diante do destino, para decidir seu próprio caminho".

Venha participar do nosso Chá Comigo!!!
Um beijo de luz no seu coração!




















0 comentários:

Postar um comentário