sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Problema


Conta uma lenda, que em um mosteiro budista localizado em uma ladeira quase inacessível das frias montanhas do Himalaia, certo dia um dos monges guardiães amanheceu sem vida.
Foram feitos os rituais tibetanos próprios para essas ocasiões, cheios de profundo respeito e misticismo. No entanto, era necessário que algum outro monge assumisse as funções do posto vago do guardião. Era necessário encontrar o monge adequado para dar conta dessas funções.
O Grande Mestre convocou a todos os discípulos do mosteiro para determinar quem ocuparia o honroso posto do guardião.
O Mestre, com muita tranquilidade e calma, colocou uma magnífica mesinha no centro da enorme sala onde eles estavam reunidos e em cima da mesinha, colocou um raro jarro de porcelana e nele, uma rosa amarela de extraordinária beleza e disse:


- Aqui está o problema.
Assumirá o posto de Honorável Guardião do nosso mosteiro o primeiro que resolva o problema.

Todos ficaram assombrados olhando aquela cena: um jarro de grande valor e beleza, com uma maravilhosa flor no centro. Os monges ficaram petríficados, no mais respeitoso silêncio, imersos em suas perguntas internas...

O que representaria esse bonito jarro com flores?
O que fazer com ele?
Qual poderia ser o enigma em tão delicada beleza?
Simbolizaria por acaso as tentações do mundo?
Poderia ser algo tão simples como faltar água à flor?

Eram tantas perguntas...

Em um determinado momento, um dos discípulos tirou sua espada, olhou para o Grande Mestre e a todos os seus companheiros, se dirigiu ao centro da sala e...

Zaz!!!  destruiu tudo de um só golpe.

Assim que eo discípulo voltou ao seu lugar, o Grande Mestre disse:

_ Alguém se atreveu não só a dar solução ao problema, mas também a eliminá-lo. Honremos o nosso novo Guardião do Mosteiro.

Em realidade, pouco importa qual é o problema. Há problemas cujo aspecto nos confunde, pois encanta os sentidos. No fundo continua sendo um problema.
Um problema é exatamente isso: um problema, e precisa ser eliminado. Não importa que se trate de uma mulher sensacional, de um homem maravilhoso ou de um grande amor que acabou; por mais bonita que tenha sido a experiência que vc viveu ou por mais significativa que tenha sido a pessoa com quem vc esteve, se não existe mais sentido para isso na sua vida, tem que ser eliminado.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes em seu passado e que hoje só ocupam um espaço inútil em suas mentes... espaço que é indispensável para recriar a vida.

Um antigo provérbio chinês diz:
"Para que você possa beber vinho em uma taça que está cheia de chá, é necessário primeiro jogar o chá e então, poderá servir e beber o vinho".


Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários, até chegar às pessoas do passado que não têm mais sentido que continuem ocupando um espaço em sua mente.

Exija de você mesmo o que você gostaria de exigir dos outros, e deixe tranquilos os outros sem esperar NADA deles.

Não reclame com seu Deus dizendo-lhe que você tem um grande problema. Diga ao seu problema que você tem um grande Deus.

Autor desconhecido



















Um comentário:

  1. Puxa Cristal querida amiga, estas palavras sobre o jarro me fizeram pensar sobre os problemas cotidianos, fazemos planos lindos mas não temos certeza de que estes são os planos também da energia cósmica, é preciso quebrar o encantamento de alguns desejos e deixar a simplicidade reinar em nossos corações e tudo nos servirá na hora certa, um jarro com água suja, precisa ser enchido com água límpida, deixar cair o véu, a beleza muitas vezes nos confunde até na escolha de um livro. Bela postagem, grande abraço e esteja certa de que os caminhos vão surgindo e se ramificando conforme as portas vão se abrindo!

    ResponderExcluir