sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Repolho e a Rosa



Hoje eu estava conversando com um amigo no face e falávamos sobre a sabedoria dos mestres. Estávamos discutindo sobre uma postagem que eu coloquei que dizia:


Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar.
Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo.
Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos.
(Provérbio Ute)


Eu lhe comentava que um mestre que é verdadeiramente um mestre, vai querer caminhar sempre ao lado de seus alunos, pois vai querer aprender sempre e que todos nós temos muito a aprender em cada instante de nossa vida... até nosso último suspiro estaremos aprendendo se estivermos abertos a isso, pois aquele que acha que é mestre e que sabe tudo, tem muita vaidade dentro dele e sua sabedoria é limitada.


Ele então me comentou sobre um parábola muito interessante e que se encaixa perfeitamente à nossa conversa. Quero postar aqui essa parábola para compartilhar com vc.


Repolho: Ao brotar o repolho apresenta a forma de um pé de couve, na verdade o repolho é uma couve, porém no processo de crescimento suas folhas começam a fechar-se uma sobre a outra, assumindo a forma arredondada.
Muitas pessoas decidem iniciar cursos, carreiras, dietas, ou mudanças de caráter da mesma forma que o repolho, abertas e dispostas a aprender, porém no decorrer do processo de aprendizado e mudança elas começam a fechar-se sobre si mesmas. Desanimam, se enchem de auto piedade, justificam e racionalizam suas fraquezas e por fim fecham-se completamente a tudo que é novo ou vem de fora. Essas pessoas acreditam que o que aprenderam é suficiente para seguir pelo resto de suas vidas e se apegam tanto a esses poucos conhecimentos que acabam limitando o seu crescimento e evolução.

Rosa: Já existem outros que, como a rosa, iniciam estas mesmas coisas um tanto fechados, até por serem um pouco tímidos ou devido à preocupação com o desconhecido, como as rosas em botão. Porém decidem aplicar-se, dedicar-se, agir em direção ao desafio. Estes, como a rosa, gradativamente, em seu desenvolvimento vão abrindo-se para o mundo, para as coisas ao seu redor, para a luz do sol, para a brisa da manhã, e com isso espalham seu perfume para todos, compartilham a sua beleza com o mundo que o rodeia, e por fim, alcança seu potencial pleno. Para esta rosa não existe “não posso” ou “não sei”, ela esta aberta para desenvolver-se e marcar a sua presença nesta Terra.



E nós??? O que estamos aprendendo hoje? Nós prestamos atenção ao nosso redor para ver que lições a vida nos quer ensinar? Ou vc acredita que não tem nada a aprender hoje? 
As mudanças que queremos dependem unicamente de nós. Se nós mudamos o mundo à nossa volta muda também.


Você é um repolho ou uma rosa?


3 comentários:

  1. Nossa Cristal mesmo muito interessante este seu artigo...faz-nos pensar...sabe eu a maior parte do tempo sou como uma rosa, mas as vezes também ajo como um repolho, mas depois desta parábola vou estar mais atenta com certeza. bjs e obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  2. Que analogia interessante amiga, a gente começa a ver coisas e fatos sob outro prisma e descobre que cada vez que estudamos, buscamos e aprendemos mais nada ainda se sabe. Parabéns pela bela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Amiga Cristal!Cada vez mais precisamos refletir sobre a nossa vida que é de passagem aqui na terra, mas importantíssimo para nossa evolução...cabe a cada um de nós escolher entre a rosa e o repolho...
    Um beijo de luz no teu coração!

    ResponderExcluir