sábado, 11 de fevereiro de 2012

Energia Vital



Muitos de nós vivemos períodos de baixa energia, de desmotivação, falta de interesse em coisas que gostamos, de falta de vontade para começar algo, um tristeza que não sabemos muito bem de onde vem, etc... Todos somos feitos de energia... e essa energia da qual somos feitos é que nos movimenta e nos dá vida. Eu vou mostrar aqui, nesta postagem, uma forma de ativar essa energia dentro de nós. A chave da Energia Vital.
No meio do peito, bem atrás do osso que nós tocamos para dizer "EU" fica uma pequena glândula chamada TIMO. Seu nome em grego Thymos, significa Energia Vital. O Timo ocupa a parte centrar superior do nosso peito e é formado por lóbulos assimétricos com uma enorme variedade de tamanhos e formas. O Timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estamos estressados e diminui mais ainda quando estamos doentes e com a morte.
A ciência demonstrou que o Timo, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do nosso sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal e está diretamente ligada aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica, por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro. Se somos invadidos por bactérias ou toxinas, reage produzindo células de defesa. É muitos sensível à imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, amor e ódio o afetam profundamente. Toques, sons, palavras, pensamentos. Idéias negativas tem mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias. Já que tais sentimentos não existem de forma concreta, o Timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brecha para sintomas de baixa imunidade, como a herpes. Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.
Faça um teste: feche os dedos indicador e polegar na posição de OK, aperte com força e peça para alguém tentar abrir enquanto vc pensa "estou feliz".  Depois repita o mesmo teste, pensando "estou infeliz". A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a ideia "estou feliz" e enfraquece quando pensa "estou infeliz". Esse momento teste serve para lidar com situações bem mais complexas.
Curioso é que o Timo fica bem encostadinho ao coração que acaba ganhando todos os créditos com relação à sentimentos, emoções, jeito de falar, decisões, jeito de escutar, estado de espirito... Sempre dizemos: "fiquei com o coração apertadinho..." e isso é só o reflexo que o timo exerce sobre o coração. O próprio Chacra Cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o Timo que com o Coração. É nesse chacra que, segundo os próprios ensinamentos budistas, se dá a passagem do estado animal pra o estado humano.
E vc sabia que podemos exercitar o TIMO para aumentar a sua produção de bem estar e felicidade? Quer saber como?
Pela manhã, quando vc se levanta, ou à noite, antes de dormir, e faça o seguinte:
1. Fique em pé com os joelhos levemente dobrados. A distância dos ombros deve ser a mesma dos ombros.
2. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre os calcanhares e mantenha toda a musculatura bem relaxada.
3. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas continuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando um ritmo assim: uma forte e duas fracas.
O exercício estará atraindo sangue e energia para o Timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também os pulmões, coração, brônquios e garganta.
4. Continue entre 3 a 5 minutos respirando calmamente enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica. Você estará enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em calma, coragem, nutrição emocional e energia espiritual.

Um comentário:

  1. Incrível este post! Adorei as dicas Cristal! Muito obrigada por partilhar! Um beijo de luz para você!

    ResponderExcluir