sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vamos Brincar de Ser Feliz


Outro dia eu li em uma revista chamada Bons Fluidos um artigo de Ivonete Lucírio onde ela dava dicas de atitudes para tornar-se uma pessoa melhor. Eu gostei muito do texto e me chamou muito a atenção um trecho do texto:


"Realizar coisas pequenas e prazerosas com frequência é ótimo para cultivar o bom humor. Pode ser caminhar, meditar, rezar, alongar-se, ler um livro... Pratique por apenas 15 minutos por dia até se acostumar. Depois aumente o tempo. Não adianta começar prometendo exercitar-se por uma hora e, logo em seguida, abandonar".


Desde que eu comecei o ano passado, eu me propus a ser feliz. Mas tinha que aprender a fazer isso, pois desde que me conheço por gente, eu ouço as pessoas dizendo que querem ser felizes, mas não conseguem. 
Eu acho que a grande dificuldade é que todos buscam uma felicidade fora delas, uma felicidade a partir de coisas, de pessoas, de situações. Geralmente as pessoas dizem: quando me aposentar, vou fazer o que me faz feliz, ou quando me casar vou ser feliz, quando terminar a faculdade vou começar a ser feliz, quando entrar na faculdade vou ser feliz, quando nascer o primeiro filho vou ser feliz e assim por diante. Poucas são as pessoas que se dão o direito de ser feliz agora, aqui, neste instante. Pensando nisso, eu quero propor uma brincadeira a vc:
Vamos começar, como diz o artigo que eu li, a separar na nossa agenda, 15 minutos para fazer algo que me dá muito prazer, algo que me deixa feliz, algo que me alimenta a alma de alegria. Um dia eu leio um livro, outro dia eu vou ao parque caminhar, outro dia eu marco uma massagem, outro dia tomo um café com um amigo, sei lá... coisas que te dão prazer, mas faça isso por 15 minutos todos os dias.  Faça esse trato com vc mesmo. 
Se começamos a fazer esse treino de buscar alegria cada dia, de ser feliz todos os dias por 15 minutos, isso vai se transformando em um hábito e como todo hábito vai ser algo que faremos mecanicamente, ou seja, seremos felizes todos os dias sem nem notar, naturalmente.
NO começo do ano passado eu comecei a fazer algo parecido comigo mesma me dando de presente momentos de prazer e alegria, as vezes sozinha e outras vezes com pessoas que eu amo. Tem sido muito bom. Não faço isso todos os dias por 15 minutos, mas tento me dar algum desses presentes cada dia. Eu consegui manter o meu estado de ânimo muito bem, inclusive em momentos menos agradáveis ou até momentos com problemas. Descobri que a felicidade está dentro de mim e que eu não posso depender de fatores externos para ser feliz. Por isso me dou alegrias diárias para alimentar essa felicidade interna.
O que vc acha? Vc topa participar dessa brincadeira comigo? Se vc topar, por favor, deixe um comentário no meu blog e de vez em quando me conte como está sendo a sua brincadeira. Afinal de contas estamos brincando disso juntos, né?
Um beijo no coração!

Um comentário:

  1. Oi Cristal, achei legal a bricadeira, vou topar sim, e de vez em quando te escrevo deixando um depoimento sobre o que consegui conquistar com esta brincadeira.
    Bom assisti teu programa hoje, e achei que realmente precisamos começar algo novo sempre. Neste momento fiz uma cirurgia que precisava fazer, e estava adiando, mas as circunstancias me fizeram tomar uma atitude, e resolver logo isto. Fiz, estou me recuperando. O bom de tudo isto foi que eu tive que parar e reavaliar como estava indo minha vida. E neste memento mais do que nunca é preciso mudar muitas coisas, começar do novo, e de nvo.
    Sou enfermeira, adora minha profissão, mas alem de cuidar dos outros, precisamos nos cuidar.
    Obrigada pelas dicas.
    abraços
    Ana

    ResponderExcluir