quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Podemos Mudar Algo Hoje?


Um estudo feito com testemunhos de pessoas que estiveram ao borde da morte por diferentes razões e que fizeram um balanço positivo de que as pessoas nunca se atrevem a fazer se não passaram antes por esse transe. No momento em que se está a ponto de atravessar o “túnel” , surgem as coisas das quais nos arrependemos antes de morrer e as ações que deveríamos fazer na vida se nos dessem outra oportunidade.
Um artigo publicado em “La Vanguardia” da Espanha mostra cinco razões mais típicas de remorso daqueles que estão no final da vida sem opção de reconduzi-la...

Segundo o artigo esses são os 5 arrependimentos mais expressados:

1.      “Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel aos meus conceitos e não a vida que os outros esperavam de mim”.  Esse lamento evidencia que não puderam cumprir uma mínima parte dos seus sonhos, pois escolheram o que deveriam fazer em lugar do que queriam fazer.
2.      “Eu adoraria não ter trabalhado tão duro”.  Esse é um lamento mais frequente nos homens, que gostariam de ter passado mais tempo junto a sua família vendo crescer os seus filhos em lugar de haver passado tanto tempo no trabalho o com a cebeça no trabalho.
3.      “Eu gostaria de ter tido coragem suficiente para manifestar meus sentimentos”. Aqui se arrependem de terem se conformado em viver uma existência pobre e amarga, na qual eles não foram eles mesmos.
4.      “Eu gostaria de ter mantido mais contato com os amigos”. Assim como os que se arrependem de não haver estado com seus seres queridos, é muito comum reclamarem de não haver cuidado suficientemente aquelas amizades importantes. Nesse estado eles já não conseguem recuperar o tempo perdido.
5.      “Eu gostaria de ter sido mais feliz”. É o lamento mais tristes dessas pessoas que preferiram enganarem-se a si mesmos e continuar com uma vida na qual não eram felizes em lugar de lutar contra todos os seus medos e mudar de vida.
Segundo o artigo, é bom que as pessoas que estão na plenitude de suas condições, reflitam a tempo para mudar seus propósitos e possam reconduzir sua vida. Assim estaremos tranquilos por haver feito todo o melhor em nossa existência.

Versão da reportagem exibida hoje 15/12/2011 no jornal La Nación

Um comentário:

  1. Ótima reflexão para pensarmos que, a qualquer hora, podemos ser chamados para partir dessa vida, então não adiantará ficarmos no "deveria ter feito...". A vida está em nossas mãos, aqui e agora. Adorei!
    Um abraço!
    www.revoltaeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir