segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Autoconhecimento

FELICIDADE É AUTOCONHECIMENTO



No fundo, bem lá no fundo dá muito medo ser feliz, medo de ter e perder, a psicologia explica. Mas ser feliz é autoconhecimento. É escolha, é preciso entender o propósito, entrar em contato com nosso merecimento e trabalhar nossos sentimentos de culpa.

Ser feliz nada tem a ver com momentos. Felicidade é conquista de maturidade, é instituir espaço para a presença na vida, rever prioridades, observar-se, se esforçar com dignidade.

É aprender a estar no mundo com razão e coração na medida certa, sim, na medida certa e por quê não?

É diferenciar-se, individualizar-se, trabalhar os padrões familiares. É ser flexível, dar e dividir com jóia. Duvidar das próprias convicções, mudar. É uma maravilha mudar, é liberdade em si mesmo.

É aprender a conviver e mergulhar nos nossos próprios dilemas e dores sem aceitar ser vítima de nada e nem de ninguém. É se livrar das próprias amarras, da hipocrisia, trabalhar a inveja. É encontrar novos rumos, ter esperança e estar consciente de todas as escolhas com a noção da nossa responsabilidade sobre tudo, sobre o nosso futuro.

É fazer questão da ética e da virtude, buscar ter tolerância para lidar com as pessoas. Ser forte, espalhar ternura, mesmo sem encontra-la fora. É acreditar no milagre do amor.

É se amar, se aceitar, se gostar na perfeita imperfeição, sem sentir com encanto que não há, em nenhum lugar do mundo inteiro, alguém igual a você, cheio de mistérios a serem descobertos, alguém cheio de infinitas e belas possibilidades.
O mundo inteiro está dentro de nós mesmos, todas as respostas, todas as conquistas, basta olhar dentro para ser feliz.


Cintia Liana Reis de Silva é psicóloga e psicoterapeuta, 
especialista em psicologia conjugal, familiar e adoção. 
É autora do livro "Filhos da Esperança" e dos blogs http://www.psicologiaeadocao.blogspot.com e http://www.finapresenca.blogspot.com
Ela vive na Itália.


4 comentários:

  1. Oi, Cristal, é com muito prazer que recebi tua visita, teu comentário e vejo meu texto aqui. Se quiser te mando aquela mesma foto para vc postar em cima dele e gostaria só de te pedir p colocar meus dados aí embaixo, pode ser? Como mês que vem vou publicar um novo livro onde vai constar ele e como muita gente não respeita textos em blogs fico com receio de plágio. Com esses dados embaixo talvez levem mais a sério a autoria:
    Cintia Liana Reis de Silva é psicóloga e psicoterapeuta, especialista em psicologia conjugal e familiar e adoção. É autora do livro "Filhos da Esperança" e dos blogs http://www.psicologiaeadocao.blogspot.com/ e http://www.finapresenca.blogspot.com/. Ela vive na Itália.
    Gostei muito do teu blog.
    Um forte abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e colocar o título original, Justamente por causa desses desencontros que podem causar em virtude do livro! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristal!! Que lindo texto da Cintia Liana! E na frase "No fundo, bem lá no fundo dá muito medo ser feliz, medo de ter e perder" ela descreve perfeitamente o "equívoco" de muitos. Quando as pessoas descobrirem que ser feliz é autoconhecimento, muitos sofrimentos serão sanados. Cristal, bela escolha de texto para postagem e parabéns à Cintia Liana pela linda explanação do conteúdo que se tornou simples e gostoso de ser lido e compreendido.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristal, vim te fazer uma visita. Obrigada por atender ao pedido que fiz sobre o título e assinatura.
    Agradeço também a Edi pelo carinho e pelas palavras.
    Um abraço.

    ResponderExcluir