terça-feira, 14 de maio de 2013

Como Anda a Sua Saúde?



A cada dia que passa nós sabemos mais a respeito do funcionamento da natureza e ao mesmo tempo nós tentamos responder perguntas intrigantes do tipo: Por quê ficamos doentes? Ou por quê um câncer se desenvolve no peito e não no intestino? Ou por quê temos uma doença e não outra?
Ao longo da história das ciências médicas, tais perguntas têm conseguido poucas respostas e só recentemente a psicossomática, ciência que estuda a relação dos pensamentos e das emoções com o nascimento das doenças físicas, começa a dar alguma resposta.
A grande maioria das pessoas atribui à sorte ou ao azar;  talvez a um poder superior a causa e a razão de tudo o que lhes acontece na vida. Por isso nunca tentam verificar a verdade sobre os fatos que lhes ocorrem e preferem optar por uma atitude conformista, alimentando uma postura interna de vítimas que lhes tira a força, causando pena delas mesmas. Ficam hipnotizadas pela ideia de sua impotência frente a certos acontecimentos que consideram difíceis e sobre os quais não desejam tem nenhum controle nem responsabilidade.
É comum em situações dolorosas que afetam a nós mesmos ou a familiares próximos que as pessoas se sintam covardes, em lugar de resistir com valor e determinação. Muitas pessoas, quando não entendem a causa de certas desgraças, justificam seu conformismo com frases como: “Deus ou o destino querem assim” ou “Nada acontece que não tenha que acontecer”. Enquanto outros preferem tentar descobrir a verdadeira realidade dos fatos. O conformismo ou a rebeldia nos mantém em uma atitude de vítima. E o vitimismo é, sem dúvida, o maior obstáculo para nosso progresso.
Talvez você também pense desta forma e acredite que é a sorte ou o azar, os acidentes, as catástrofes, os dramas ou as alegrias, os acontecimentos que sucedem ao longo de nossa vida, são independentes de sua vontade? Talvez você considere que é casualidade o que provoca as situações difíceis e imagine que existe algo externo movendo os fios da sua vida, sem que você  tenha nenhuma participação nisso. Talvez pense que seus problemas são provocados pela inveja de outros ou que é o destino e não a sua condição interna? Se você acredita nisso, provavelmente você vive em meio às amarguras do sofrimento, devido a que se deixa levar pelo ritmo dos acontecimentos e submetido ao domínio de uma força que você considera independente da sua vontade. Pensar desta maneira causa muitas complicações e sofrimento. Impedem a expressão da vida. Aquele que se julga vítima acredita que está no mundo para sofrer. Alimentar pensamentos deste tipo não lhe permitirá usar o poder transformador dos acontecimentos desagradáveis e edificar uma vida melhor.

Se você tem algum problema físico é importante que você descubra que aspecto da sua vida não está fluindo adequadamente. A doença é a manifestação dos nossos conflitos internos. Antes que a somatização aconteça, a pessoa já apresenta problemas de ordem emocional como angustia, depressão, medo, etc. Esta condição interna é uma aviso de que a sua atuação na vida é inadequada ao seu caráter. Denota uma postura de alguém que se boicota a si mesmo para satisfazer aos outros e se desvia de seu verdadeiro SER. A razão de que este mecanismo exista é para servir de alerta e não para nos castigar. É a forma de sermos conscientes do mal que causamos a nós mesmos. A partir do momento que há uma alteração interior, a harmonia se altera e consequentemente a saúde também é alterada.
Uma vez somatizada a doença, é necessário ter um tratamento médico para restabelecer a saúde. Junto com o uso dos medicamentos adequados é também necessário mudar as atitudes adequadas que nos causam os males emocionais e físicos. As medicinas curam o físico, fortalecem temporariamente o corpo e eliminam os sintomas, mas se não mudamos as circunstancias internas das quais nasce a doença, ela voltará a aparecer em outra parte do organismo.
Para evitar que isso aconteça, além das medicinas prescritas é necessário cuidas das nossas emoções e a nossa alma. Para isso é necessário rever nossa ecologia: Quem são aqueles com os quais convivemos?, qual é o ambiente emocional da nossa vida? Essas questões nos obrigam a rever nossas relações familiares, profissionais, de amizade, assim como nosso modo de nos divertirmos, ao mesmo tempo que iniciamos ações para sanar a nossa alma.
Muitas pessoas não vem a necessidade de sanar a alma, simplesmente porque não a vem ou não acredita que exista. Elas não são conscientes de que a árvore da doença tem suas poderosas raízes na alma e que mesmo que tenha eliminado os sintomas, a doença, esse tronco de dor, com o tempo voltará a florescer. A cura global consiste em curar nosso corpo, sanar nossas emoções e restaurar nossa alma para que a partir desse nível tão profundo, possamos estender a saúde a todo o corpo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde não como ausência de doenças, mas sim como um perfeito bem estar físico, mental, emocional, espiritual e social. Só quando este processo é completo podemos falar de cura. 


Escreva para mim: falecomcristal@gmail.com

Reiki
Cromoterapia
Aurículoterapia
Autoconhecimento
Metafísica da saúde

Um grande beijo de luz no seu coração!



0 comentários:

Postar um comentário