sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Saudade


Quem escreveu este texto foi uma migo muito querido chamado Sérgio Naguel. o Sérgio é uma pessoa muito especial que tem um trabalho incrível. Ele paz palestras em empresas usando as Danças Circulares para ajudar o mundo corporativo a descobrir, através do afeto e do autoconhecimento, as melhores estratégias para a empresa crescer e junto com ela os seus funcionários e colaboradores. 
Eu estava passeando pelo site dele e descobri esse texto que me fez pensar bastante. Então eu resolvi compartilhar com vcs porque acho importante que tenhamos uma visão clara dos nossos sentimentos e emoções para, assim, direcionarmos melhor a nossa vida. Espero que vc goste. Deixe para mim a sua opinião aqui no blog.
O texto do Sérgio diz o seguinte:

Saudade ou Necessidade Não identificada?

Quando alguém te diz: - Eu gosto do meu café bem quente, bem doce e bem forte, você entendeu como ele gosta do café? E tendo entendido, será capaz de agradá-lo em seus gostos? Provavelmente não! Por quê? Por que você não sabe o que significa bem quente, bem doce e bem forte para ele. Quando alguém diz estou morrendo de saudade de você, você pode até ficar lisonjeado mas você sabe o porquê da saudade desta pessoa? Cuidado para não decepcionar esta pessoa não dando a ela o que ela esta acostumada de receber de você.

Acho que estão confundindo saudade com necessidade.
Em minha opinião, eu estou com saudade é usado para mascarar uma real necessidade que a pessoa tem mas não sabe identificar qual é.
Ultimamente, quando ouço uma pessoa dizendo estou morrendo de saudade de você, fico imaginando do que esta pessoa esta precisando e não sabe exatamente.
Estou dizendo que saudade é uma forma genérica de dizer quero ou estou necessitando DISTO que ESTA pessoa me fornecia.
Aí, quando eu defino bem qual é a minha necessidade legítima e a específico, então eu posso encontrar alternativas para me satisfazer. Quando é possível me satisfazer, tudo bem. Quando não, é só mais uma frustração de tantas que a vida nos reserva. Eu não chamo as minha frustrações de saudade, chamo?
Me parece que só temos saudades de coisas boas que tivemos na vida, não é mesmo? E por que não sentimos saudades de coisas ruins? Por que, a menos que você seja masoquista, coisas ruins não constituem necessidades em nossa vida. E se estamos carentes de uma coisa boa que tínhamos no passado me parece que há uma forma alternativa de nos satisfazer no presente.
Minha tia vivia chorando pelos cantos da casa. Dizia que estava com saudades do seu cachorrinho que morrera. E por que você está com saudade dele, tia? perguntei a ela. E sabe o que ela me respondeu? Ela me disse assim: é que ele ficava me fazendo companhia à noite quando eu não conseguia dormir. Entende, saudade do cachorrinho é igual a seguinte necessidade ATENÇÃO. Eu dei para ela um computador e ela começou a se corresponder pelo MSN, na Internet, com seus amigos, novos e antigos, e isto resolveu a sua carência ( causa raiz da tristeza). Cessou o chororô da minha tia e ela passou a lembrar tranquilamente dos bons momentos que o seu cachorrinho proporcionou a ela.

A tese que estou defendendo é que quando digo que estou com saudade isto significa que eu estou carecendo de algo que eu tinha no passado e que não estou tendo no momento. É polêmico. Porém se eu sou capaz de identificar exatamente o que estou sentindo falta, posso ser capaz de encontrar uma forma de me resolver e desta forma me tornar equilibrado outra vez para poder curtir, sem dor, as boas lembranças. Mas atenção, não estou falando, nem de longe, de libertinagem ou de ser imediatista, ok?

Finalmente afirmo que ficar sentindo saudade é uma atitude pouco produtiva. É deixar de agir para obter a satisfação pessoal. É uma acomodação.

Quando você estiver sentindo saudade, identifique exatamente o que está te faltando agora e que você já teve no passado e vá buscar esta satisfação seja lá onde for possível ou seja dê-se alternativas de se tornar novamente feliz. Ressignifique o sentimento de saudade. Assim, bem nutrido e em paz, você poderá curtir melhor as boas lembranças de pessoas ou situações pelas quais passou.

Um comentário:

  1. Bom dia Cristal, lendo este artigo sobre saudade, realmente faz eu ressignificar este conceito.Nunca havia pensado neste sentido , o que realmente significava saudade. E como escreve Sérgio NAGUEL" Quando você estiver sentindo saudade, identifique exatamente o que está te faltando agora e que você já teve no passado e vá buscar esta satisfação seja lá onde for possível ou seja dê-se alternativas de se tornar novamente feliz. Ressignifique o sentimento de saudade. Assim, bem nutrido e em paz, você poderá curtir melhor as boas lembranças de pessoas ou situações pelas quais passou."
    Obrigado Cristal por compartilhar novos conceitos de palavras que expressam os nossos sentimentos.
    um grande abraço, da amiga de POA
    Ana Rozelia

    ResponderExcluir